5 dicas para comprar o imóvel ideal para sua família
A busca pelo imóvel ideal pode ser bastante complicada para quem não tem experiência ou ignora a importância de fazer um bom planejamento. São diversas características que exigem atenção e cuidado.
Por isso, é muito importante ficar atento a uma série de detalhes, evitando tomar decisões erradas ou precipitadas.
Seja para uma família pequena, que está começando agora, ou para quem vai se mudar com uma boa quantidade de pessoas, tudo isso envolve a avaliação das necessidades de cada um e da família como um todo.
Escolher o melhor imóvel possível, com uma infraestrutura de qualidade, localização privilegiada e que se encaixe no perfil da sua família pode ser uma tarefa complexa. Nesse sentido, a ajuda de especialistas em imóveis é importante para saber qual é o melhor caminho a ser seguido.
Assim, para facilitar a sua vida, separamos 5 dicas para comprar o imóvel ideal para sua família.
5 dicas para comprar o imóvel ideal para sua família
1 – Defina o que sua família precisa – A primeira dica para comprar o imóvel ideal para a sua família é definir quais são as metas e prioridades de todos. Existem vários pontos a se considerar, nesse sentido.
Por isso, vamos destacar os principais itens que devem ser postos na hora de buscar um imóvel no mercado. Em primeiro lugar, é necessário avaliar o tamanho e composição de sua família. Quanto maior o número de pessoas, por óbvio, maior será a necessidade de ter mais quartos.
Ou então, se você está planejando ter filhos no futuro, é possível dar um passo adiante e procurar imóveis com mais espaço. Nesse sentido, também é importante pensar no número de banheiros necessários para a casa e como isso pode impactar na organização da família.
Com relação ao espaço, a avaliação do imóvel ideal também passa pelo tamanho da sala, cozinha e outros cômodos, bem como se o quarto principal precisa ser uma suíte.
Todos esses pontos são muito importantes antes mesmo de você começar a procurar um apartamento. Com as necessidades e características definidas e pontuadas, fica mais fácil tomar uma decisão final e em conjunto, de modo que agrade a todos.
2 – Faça um planejamento – Não tem como você adquirir o imóvel ideal sem fazer um bom planejamento. Essa organização terá impacto direto na tomada de decisões, fazendo com que você faça a melhor negociação possível e não cometa nenhum erro.
Além disso, vale a pena fazer uma reserva de dinheiro para a entrada e estipular um preço máximo para a propriedade, prazos de mudança, reformas, entre outros.
Com tudo isso em mente, você pode sair à procura, sem correr grandes riscos de se frustrar com sua tentativa de compra, ou passe por problemas após o fechamento do negócio.
Outro ponto para se considerar em relação ao dinheiro é que a maioria dos negócios são feitos com um valor de entrada e mais o financiamento.
Também é necessário arcar com despesas de documentação do imóvel, taxas de avaliação, cartório e transferência de propriedade, entre outros itens que podem exigir uma boa quantia.
3 – Casa ou apartamento? – Essa é uma escolha que pode levar bastante tempo para ser respondida é, na realidade, não é necessário apressar nenhuma decisão. O tipo de imóvel vai depender das necessidades de cada pessoa ou família e ela precisa levar tudo isso em consideração.
Uma dica interessante é fazer uma lista com prós e contras entre morar em uma casa e em um apartamento. Assim você consegue visualizar bem todas as características de cada um e fazer a escolha que melhor se encaixa com o seu perfil.
4 – Infraestrutura local e da região – Para escolher o imóvel ideal não basta apenas considerar a estrutura física da propriedade. Também é necessário saber tudo sobre a sua localização e como é a infraestrutura da região.
Desse modo, você pode avaliar como são os serviços básicos oferecidos pelo bairro onde desde adquirir o seu imóvel.
Além disso, é importante verificar se há comércios e áreas de lazer como praças, academia ao ar livre e ou campo de futebol próximos da residência. Tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida e impacta diretamente na valorização da sua propriedade.
A mobilidade urbana é um tópico que precisa ser levado em consideração. Bairros que tenham facilidade no acesso a estações do metrô ou linhas de ônibus podem facilitar a rotina da família.
Ainda é possível conferir se o trânsito na região é intenso e se há opções de infraestrutura para uso de modais alternativos como bicicleta, por exemplo.
5 – Ajuda de especialistas – Existem muitos pontos para se considerar e escolher o imóvel ideal, não é mesmo? Por isso, uma dica importantíssima é que você deve procurar especialistas na hora de escolher a sua nova casa.
Seja para morar ou para investir e obter lucros, o auxílio de quem entende do mercado imobiliário é fundamental para fazer com que você tenha a melhor negociação possível. Os agentes imobiliários sabem todos os pontos fundamentais para se considerar na aquisição do imóvel ideal.