5 motivos para morar no litoral
Praia, sol e mar! Morar no litoral proporciona o convívio com essas belezas naturais, a poucas quadras de distância e com acesso irrestrito em qualquer momento do seu dia. Mas não é apenas isso que a vida nessa região tem a oferecer.
A qualidade de vida é um dos grandes fatores de vantagem e talvez o principal motivo que leva as pessoas a morar no litoral. Além disso, a melhoria para a saúde é bastante significativa, sem contar as opções de lazer bastante diversificadas.
E para quem está pensando em investimentos, é uma ótima alternativa, pois os empreendimentos no litoral potencializam os benefícios de aplicação no mercado imobiliário.
5 motivos para morar no litoral
1 – Faz bem para a saúde – Um dos principais motivos para morar no litoral está nos benefícios que isso traz para a saúde. Existem estudos que apontam que o ar salgado do litoral traz melhorias ao sistema respiratório, principalmente para as pessoas que sofrem de asma e bronquite.
Nesse sentido, outro ponto está na tranquilidade e calma de viver próximo ao mar. Às vezes parece que o tempo passa mais devagar quando estamos em cidades litorâneas, certo?
Sair dessa loucura do dia a dia dos grandes centros urbanos é uma grande vantagem. Você pode, por exemplo, sair do escritório e curtir o almoço ouvindo as ondas do mar.
Além disso, morar na praia é um grande estímulo à prática de exercícios. O ambiente das cidades do litoral é convidativo para a prática de diversos esportes, como caminhadas, corridas, surf, natação, por exemplo. Nesse sentido, fazer essas atividades e tomar sol ao mesmo tempo colabora para o fortalecimento do sistema imunológico.
2 – Qualidade de vida superior – A qualidade de vida é incrível para quem quiser morar no litoral e esse é um dos maiores atrativos para novas pessoas.
Em primeiro lugar, cidades no litoral costumam possuir menos gente, menos trânsito e menos correria. Além do estímulo à prática de exercícios, como citamos anteriormente, as opções de alimentação também são mais saudáveis, principalmente para dietas baseadas em frutos do mar e vegetais.
As cidades do litoral, principalmente aquelas localizadas em Santa Catarina, também possuem altos valores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O índice faz uma medida comparativa usada para classificar o grau de desenvolvimento humano das regiões, avaliando questões como vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente. Nesse sentido, a infraestrutura destas cidades favorece aos moradores, que têm acesso a serviços públicos de qualidade, por exemplo.
3 – Segurança – Um dos principais pontos positivos para morar no litoral é a segurança. Na realidade, esse é um dos quesitos mais procurados para quem está querendo um lugar para morar. Afinal, quem não quer se sentir tranquilo para poder passear e curtir a vida na cidade, não é mesmo?
Em municípios do litoral, os índices de ocorrências como assaltos e furtos são menores, ao compararmos com os grandes centros urbanos. Mesmo em cidades grandes, como é o caso de Balneário Camboriú, por exemplo, esses acontecimentos são de menor escala e não ocorrem com frequência.
Em geral, as cidades do litoral por receberem um grande número de turistas durante todo o ano, recebem maior investimento em segurança pública e policiamento.
Desse modo é possível garantir maior tranquilidade e qualidade de vida tanto para os visitantes, quanto para os moradores. Essa liberdade de andar pelas ruas da cidade é, com toda a certeza, um dos maiores benefícios de morar no litoral.
4 – Lazer – Outro ponto que é bastante favorecido pelo turismo está no lazer. E isso ocorre não somente no verão, período de maior movimentação nas cidades no litoral. De fato, morar no litoral é ter uma opção enorme de lazer.
Em primeiro lugar, devemos contar com as belezas naturais e tudo o que envolve a praia, o mar e a natureza local. Apenas com isso, já temos uma experiência valiosa para vivenciar sozinhos ou com a família.
Outras grandes variedades nas opções de lazer estão em bares, restaurantes, locais para camping e trilhas, que recebem bem turistas e moradores. Além disso, continuamente existem eventos que movimentam a cidade, seja em épocas de baixa temporada ou durante o verão. Por isso, morar no litoral também significa não ficar entediado.
5 – Valorização – Por último, vamos destacar como vantagem de morar no litoral a valorização dos imóveis. A demanda do mercado imobiliário é sempre alta em cidades litorâneas. Seja para pessoas que estão querendo se mudar ou então para fazer locação anual e também durante a alta temporada.
Desse modo, a garantia de retorno financeiro é altíssima. Primeiramente, porque investimentos em imóveis são, sabidamente, mais seguros do que outras formas de negociação.
Além disso, a valorização dos imóveis no litoral é sempre constante e, com toda a certeza, você receberá um valor muito maior do que aquele que pagou pela propriedade. Também é uma forma de conseguir uma boa renda extra através do aluguel de temporada.